ANS determina novamente a inclusão de Testes Sorológicos no Rol de Procedimentos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incorporar de forma extraordinária ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde os testes sorológicos para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus.
A medida é válida desde o dia 14/08/2020, com a publicação da Resolução Normativa no Diário Oficial da União. Os procedimentos incorporados são a pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais, que passam a ser de cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, conforme solicitação do médico assistente (pedido médico), quando preenchido um dos critérios do Grupo I e nenhum dos critérios do Grupo II destacados a seguir:
Grupo I (critérios de inclusão):
1) Pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas;
2) Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.
Grupo II (critérios de exclusão):
1) Pacientes que tenham realizado o exame RT-PCR com resultado positivo para SARS-CoV-2;
2) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
3) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item 2 do Grupo I);
4) Testes rápidos com resultado positivo;
5) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado;
6) Verificação de imunidade pós-vacinal
Confira abaixo a descrição das condições que caracterizam Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave:
* Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
* Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
Sobre os testes para diagnóstico da Covid-19
⇒ RT-PCR: a coleta de amostras é realizada pelo nariz e garganta, porém este exame é capaz de indicar apenas se a pessoa está infectada no momento da realização do mesmo, não detectando infecções em estágio inicial ou depois da cura do Covid.
⇒ Exame Sorológico: consiste na pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM que detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após a exposição ao vírus.
Tem interesse em contratar um Plano de Saúde com até 40% de desconto?
Thiago Reina
Especialista em Planos de Saúde e Seguros