Telemedicina, funciona???
Trabalho em home office, compras, estudos e exercícios. Com a necessidade do distanciamento social hoje tudo é feito a distância, e com as consultas médicas não poderia ser diferente.
Para minimizar o número de pessoas em hospitais em tempos de Coronavírus, o Conselho Federal de Medicina e o Governo Federal autorizaram o uso da telemedicina, enquanto durar a pandemia. A medida permite que os profissionais da saúde realizem consultas a distância, emissão de atestados, receitas de medicamentos e pedidos de exames médicos de forma virtual.
Mas, para ter validade, os documentos devem conter as informações profissionais do médico e possuir assinatura eletrônica, além de seguir os requisitos estabelecidos pela Anvisa. Os atestados devem ter os dados do paciente, data e hora e o prazo de duração.
As consultas também estão liberadas, mas devem ser registradas em prontuário clínico com data, hora, tecnologia utilizada e o número do CRM do médico.
Apesar da telemedicina já ser uma prática comum na área da saúde, alguns recursos são restritos no Brasil, sendo permitidos apenas em casos específicos e emergenciais. É o caso por exemplo da emissão de laudos à distância e a prestação de suporte diagnóstico ou terapêutico. No entanto, considerando o cenário de pandemia do país, o Conselho Federal de Medicina liberou, temporariamente, três formas para o atendimento da telemedicina no Brasil:
- Teleorientação: são profissionais da medicina que dão orientação e encaminhamento à pacientes, serve apenas para orientações básicas e iniciais, não envolvendo tomadas de decisões complexas.
- Telemonitoramento: é o processo de acompanhamento das condições clínicas do paciente com o objetivo de controlar os fatores associados ao tratamento.
- Teleinterconsulta: é a interação entre médicos para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento terapêutico.
Lembrando que o profissional tem autonomia para determinar a necessidade de uma consulta presencial para reavaliação e a possibilidade de encaminhamento para outra especialidade.
Saiba como usar os serviços da Telemedicina:
É necessário que o beneficiário verifique com a sua operadora de saúde quais são os estabelecimentos credenciados que estão aptos para esse tipo de atendimento, pois os hospitais e clínicas não são obrigados a realizarem o atendimento à distância.
A operadora NÃO pode cobrar nenhum valor adicional pelo atendimento realizado por profissionais que compõe a rede assistencial do plano.
Principais vantagens da Telemedicina:
– Otimização do tempo já que não é necessário o deslocamento para ter o atendimento
– Diagnósticos mais precisos, visto a possibilidade da interação entre os profissionais da saúde
– Agilidade no tratamento por não ser necessário a consulta presencial para decisão do tratamento
– Segurança da informação, pois as informações são armazenadas de acordo com a lei nacional, garantindo a privacidade do paciente.
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Thiago Reina
Especialista em Planos de Saúde e Seguros